Natura On Line

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Valores Reais


LIBERDADE
João 8:32

A adolescência é a etapa da vida em que é feita a transição da criança dependente para o adulto maduro e auto-suficiente. Um dos elementos de uma transição bem sucedida é aprender a usar a liberdade inteligentemente. Deus nos criou para sermos livres, mas liberdade não significa ausência de restrições.
Deus também nos criou para sermos responsáveis e confiáveis. Aprender como viver em liberdade é, portanto, uma das lições mais importantes da vida. Os cristãos aprendem essa lição diante do cenário da cruz – o preço da nossa liberdade.

É difícil imaginar como seria a vida sem liberdade. Muitas vezes supomos que todos têm a mesma liberdade que temos, mas é só conversar com pessoas de certos países:
Ø No Japão, o futuro de um aluno é determinado por uma prova que ele faz ao terminar o ensino fundamental. Se ele for bem, poderá ir para as melhores escolas e formar-se numa área que o conduzirá a uma profissão respeitada. Se for mal, irá para uma escola técnica, e suas alternativas profissionais serão limitadas.
Ø Na China, as pessoas recebem ordens quanto à profissão que devem seguir. O governo tenta limitar o tamanho das famílias, de forma que tenham apenas um filho.
Ø No Irã, uma mulher pode ser morta por mostrar a testa em público.
Ø A escravidão ainda existe em partes da África, Ásia e América do Sul.

Romanos 12:3. Talvez você nunca tenha tido que se preocupar com a questão de viver sob o domínio de um governo opressor. Mas, como a maioria dos adolescentes, você pode ficar irritado com as restrições impostas a você por seus pais, pela escola ou sociedade.
Você já desejou ser livre para fazer qualquer coisa que seu coração desejasse? A liberdade total é boa? Há momentos em que uma pessoa não deveria ter liberdade?

Leia Isaías 1:18-20. Você já desejou que Deus não tivesse dado a Lúcifer a liberdade de pecar? Pode ser que nunca compreendamos totalmente como o pecado conseguiu entrar no coração de um ser criado perfeito, mas sabemos que Deus insiste para que cada uma de Suas criaturas tenha a liberdade de escolha – liberdade de escolher a obediência ou a desobediência.

Alguns anos atrás, psicólogos realizaram uma experiência para descobrir como uma restrição afetava a forma como as crianças se comportavam num playground. Os pesquisadores descobriram um playground que não era protegido por qualquer cerca. Depois de observar as crianças durante algum tempo, os pesquisadores mandaram construir uma cerca ao redor da área de brincar.
Mais tarde descobriram que, uma vez que a cerca estava construída, as crianças passaram a usar toda a área do playground, e não apenas o centro. As crianças ficaram mais relaxadas, porque não tinham mais que temer pela sua segurança. A cerca, em vez de tornar-se uma restrição, deu-lhes paz de espírito e maior liberdade.

Leia Gálatas 5:13

No mundo, muito se fala sobre a liberdade total dos humanos. Mas muitos se esquecem de que a liberdade deve vir acompanhada de valores cristãos, pois a real liberdade está embasada em uma vida fiel ao Criador do Universo, o quem em Sua infinita bondade e sabedoria nos dotou de livre-arbítrio. Nossa liberdade deve ter limites de respeito e amor ao próximo.

A liberdade é importante para Deus. Para preservar nossa liberdade, Ele nos proveu certas restrições, mas Ele também nos deu a escolha de decidir a favor ou contra a salvação.

Esse texto está no site Biblia Online. Ver Sites recomendados ao lado.