domingo, 25 de novembro de 2007

O que fazer quando as coisas vão de mal a pior?

Jovem pula de 13º. andar de prédio em BH.
Texto-I Reis

17:8 Então veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo:
17:9 Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.
17:10 Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba.
17:11 E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão.
17:12 Porém ela disse: Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos.
17:13 E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho.
17:14 Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra.
17:15 E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.
17:16 Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do SENHOR, que ele falara pelo ministério de Elias.
17:17 E depois destas coisas sucedeu que adoeceu o filho desta mulher, dona da casa; e a sua doença se agravou muito, até que nele nenhum fôlego ficou.
17:18 Então ela disse a Elias: Que tenho eu contigo, homem de Deus? vieste tu a mim para trazeres à memória a minha iniqüidade, e matares a meu filho?
17:19 E ele disse: Dá-me o teu filho. E ele o tomou do seu regaço, e o levou para cima, ao quarto, onde ele mesmo habitava, e o deitou em sua cama,
17:20 E clamou ao SENHOR, e disse: Ó SENHOR meu Deus, também até a esta viúva, com quem me hospedo, afligiste, matando-lhe o filho?

17:21 Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao SENHOR, e disse: Ó SENHOR meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele.
17:22 E o SENHOR ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu.
17:23 E Elias tomou o menino, e o trouxe do quarto à casa, e o deu a sua mãe; e disse Elias: Vês aí, teu filho vive.
17:24 Então a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a palavra do SENHOR na tua boca é verdade.

A viúva de Sarepta estava numa situação desesperadora. Tudo ia de mal a pior em sua vida. Mulher na terra de Israel a no mínimo 250o anos atrás; viúva sem bens, um filho para criar.

O país enfrentava uma grande seca por causa do pecado do Rei Acabe. A única coisa que essa mulher tinha era um pouquinho de farinha e um restinho de azeite na botija. Sua intençao. Fazer um pão para ela e o filho e esperar a morte chegar. É isso que nos relata o texto.

Chega o profeta Elias e diz: faz primeiro um pão para mim e depois para vc e seu filho. Se vc fizer isso não vai faltar óleo nem azeite na sua botija enquanto durar a seca.

Assim ela fez e assim aconteceu.


Qual a lição para nós hoje?
1º. Não devemos nos desesperar- as pessoas se desesperam e até atentam contra suas vidas em situações aflitivas.

2º. Ter esperança - em todo momento devemos ter esperança. Deus está conosco e nunca falha.

3º. Crer no impossível- Deus faz além das nossas expectativas e nos dá além do que necessitamos. O Senhor te abençoe ricamente.
Texto baseado na pregação do Pastor Santos da Igreja Presbiteriana Independente do Paraíso.

O Senhor os abençoe ricamente.