segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

 Sexta-feira, 21 de janeiro de 2022


PEQUENO DICIONÁRIO DE CERTAS PALAVRAS


 

DEPURAÇÃO

(Substantivo feminino: ato de retirar elementos nocivos; refinamento; limpeza.

Do latim de + purus: puro, sem mancha ou mistura.)

O processo de depuração serve para remover ou eliminar imperfeições e impurezas. Faz-se a depuração da água ou de algum minério, como a prata. Após a depuração, a água fica pronta para ser consumida ou a prata passa a valer bem mais.

No caso da prata, por exemplo, o processo de depuração ou refinamento utiliza uma fornalha com a temperatura bastante elevada, pois o calor intenso provoca a remoção das impurezas do metal.

A depuração é necessária. Pode ser demorada, pode ser trabalhosa, pode exigir total dedicação e concentração, mas é inevitavelmente necessária. Não há transformações para melhor — quer de um minério, da água de uma cisterna ou do caráter humano — sem que haja um processo adequado de depuração.

Certas virtudes do caráter humano são adquiridas em determinados processos de depuração na vida. Só aprendemos a ser pacientes, e resistentes, e resignados, e perseverantes quando submetidos a condições e circunstâncias que exercitem a perseverança, a resignação, a resistência e a paciência.

Em outras palavras, como testemunhou alguém que precisou enfrentar prolongados períodos de intensas aflições, a grande vantagem de remar contra a correnteza é que acabamos ficando mais fortes.

O salmista, ao olhar para trás e relembrar os embates que ele e sua família tiveram de enfrentar na vida, reconheceu: “o Senhor nos refinou como se refina a prata” (Salmo 66.10).

Feliz é aquele que, da mesma forma, reconhece nos enfrentamentos do dia-a-dia, nos desafios cotidianos, nas provações e adversidades ao redor a clara oportunidade para a maturação e o crescimento, para a aprendizagem e a experiência, para o aprimoramento do caráter e das virtudes.

Para além de murmurações e resmungos, de rabugices e autocomiseração, de revoltas e inconformações, saibamos ver o que quase nunca se vê, consigamos enxergar as vantagens ocultas do que só parece desvantagem, compreendamos o sentido daquilo que parece não ter sentido algum.

São as naturais depurações nos acontecimentos e nas ocorrências adversas da vida que se dá o refinamento, a lapidação da pedra bruta — quando, de pedra bruta, passamos a pedras preciosas.

(CARLOS NOVAES  )