segunda-feira, 29 de maio de 2017

24 de maio: Dia do Coração Aquecido


 “Se teu coração é como meu, dá-me tua mão." - John Wesley

Imagine milhares de crianças em idade escolar, trabalhando e morrendo de chagas e frio. Imagine, por outro lado, uma casta de nobres a quem se outorgou o poder sobre os meios de produção e sobre seres humanos e, sobre todos esses, o poder de conceder e privar todos os seres viventes dos meios de subsistência: direito único do Rei.
Nesse contexto foi que surgiu o Movimento Metodista. Deu-se na Inglaterra, no começo do século XVIII, quando um grupo de estudantes da Universidade de Oxford, sob a liderança dos irmãos e professores John e Charles Wesley, passaram a se reunir para o cultivo da piedade cristã, por meio da leitura da Bíblia, da prática da oração, do jejum, da visita aos presos e aos enfermos. John Wesley iniciou o Metodismo com o intuito de fortalecer e renovar o espírito cristão daqueles que comungavam junto à religião oficial Anglicana.
O Dia do Coração Aquecido é celebrado pelos metodistas em mais de 170 países. Marca o que aconteceu, em 1738, na história e na vida de John Wesley, fundador do movimento Metodista.
Nessa ocasião, enquanto ouvia um comentário de Lutero sobre a Epístola aos Romanos, que tratava da mudança que Deus realiza no coração de homens e mulheres pela fé em Cristo, sentiu seu coração estranhamente aquecido.
Certamente a emoção fez parte dessa experiência. Nesse momento, segundo ele, houve uma íntima ligação entre sua experiência religiosa e a sua doutrina. A partir daí, o impacto de sua dedicação ao Evangelho e ao Reino de Deus fez-se sentir na Inglaterra e no mundo, até os dia de hoje.
John Wesley percebeu que, pela Graça, confiava em Cristo e que somente a fé em Cristo é o suficiente para a salvação. Uma segurança nova e imorredoura lhe foi dada.
Daquele tempo pra cá, o Movimento (hoje Igreja) Metodista cresceu ao redor do mundo, sua doutrina está mais próxima do coração e sua ação nutre-se na certeza da salvação. Sua mensagem vem da comunhão de todos os corações e vai, junto ao Evangelho, trabalhar para a construção do Reino de Deus. 

(Publicado originalmente pelo rev. José Aparecido no Boletim da Congregação Metodista São João Batista )