domingo, 11 de novembro de 2007

Consciencia Negra - 20 de Novembro
Provérbios 28:21 -Dar importância à aparência das pessoas não é bom, porque até por um bocado de pão um homem prevaricará.

Você pode me responder?
(Amorim, Drummond)
A namorada dele é a Bete. Elizabeth, isso é nome de preta? Tem que ser Benedita, ou nome fácil, que é pra patroa falar: "Dita, vem catar piolho. Irene, vem fazer cafuné."Pra que complicar? Elizabeth...

Ele disse isso com a maior cara de gozação.

Nem penso, não dá tempo. Mando logo dobrar a língua. Sou desaforado, mas ele é muito mais.

- Qual é, crioulo? Negro comigo é só disco, café e telefone.

Assim, na frente da Bete. Com aquele jeitão de quem manda aqui-sou-eu. Não devia ter dito isso assim na frente da Bete, não era papel de gente educada. Quando vejo, me agarro com o Juquinha.

Apanho mais uma vez(não é a primeira). Ele pra variar, é muito mais forte. Sou magro, de canelas finas. Quando queria, sabia correr. Os cambitos ajudavam. Agora, não. Já passou a fase da correria.

Dessa vez não dá. Não posso correr. Estou ficando alto, cresço muito depressa. Nao posso mais correr. É muito feio. E enfrento a fera no peito.

Quando diz aquilo, não é para mim. Aí, já mexe com a Bete, gente minha. Mesmo que não fosse namorada, meesmo que não fosse nada. Achei uma tremenda safadeza dele.

Não que eu seja galo de rinha, mas com a Bete, paciência. Se acontecer de novo, brigo outra vez. Ela é das tais incapazes de matar um mosquito. Ah, aí eu viro bicho. Cara que fala demais, tem hora que é melhor ficar calado. Logo a Bete, logo a Bete.

Vejo uma lágrima derrubada no rosto dela, avanço. Avanço como doido, vou agarrar, e, para começar, levo logo um contravapor nas fuças. Meu ollho fecha na hora. Vai ficar inchado um tempão, eu sei, dias.

Pois o olho inchado, preto, fechado na hora, até que não dói. O que dói para burro é o que diz depois.

-Aprendeu? Preto cachorro, você não é gente. Preto não é gente, é bicho.

Agora eu só queria saber se isso é verdade. Eu não queria que isso fosse verdade e sei que não é. Mas queria saber se vocês pensam como Juquinha.

Vocês podiam me dizer toda a verdade: será que preto não é gente, é bicho?