segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Sem lugar para preguiçosos

Provérbios 24:27
Prepara os teus trabalhos de fora, apronta bem o teu campo; e depois edifica a tua casa.

De acordo com a palavra de Deus, o Senhor trabalha até agora, tomo isso como exemplo de que devemos trabalhar também. Não existe lugar para preguiçosos na Bíblia.
Tres são os principios contidos nesse proverbio.
1."Cuida dos teus negócios lá fora”- A idéia por trás desta afirmação é que os negócios que trazem o sustento diário e imediato da família estivessem em ordem, para que eles continuassem garantindo o sustento. Garantir o sustento exige trabalho contínuo. Sair para trabalhar todos os dias. Compromisso.
2."Apronta sua lavoura no campo” A lavoura aqui é o campo preparado para a semeadura daquilo que será colhido na próxima temporada. Uma semeadura em um campo que é preparado para garantir o sustento futuro, não para garantir o presente. Um semente que se planta hoje só poderá ser colhida meses depois. A colheita nunca é imediata.
3."Edifica a tua casa“- Aqui cabem dois significados:a)após executar os dois primeiros princípios o homem deverá pensar em constituir família b) depois de cuidar do dia-a-dia do seu sustento através de seus negócios, ele vai cuidar dos seus filhos e esposa, edificando o seu lar.
Viver exige trabalho. Trabalho árduo.