Natura On Line

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Curiosidades Sobre a Bíblia

A palavra Bíblia vem do termo grego biblos, que quer dizer “coleção de livros”.
Possui 66 livros, 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.
A Bíblia conta com 1.189 capítulos e possui 31.105 versículos.
Foi escrita em três idiomas: hebraico, aramaico (AT) e grego koiné (NT).
Foi escrita por 40 autores, entre eles pescadores, médico, pastor de ovelhas,
doutor da lei, filho de sacerdote, reis e outros.
Levou cerca de 1.500 anos para ser escrita – de 1.400 a.C. a 100 d.C. A maioria dos autores não se conheciam, porém, todos escreveram o seu conteúdo de forma coerente e harmônica.
A replicação da Bíblia foi feita à mão por copistas, dentre os quais destacam--se os massoretas, que eram extremamente rígidos. Cada palavra, frase e página era criteriosamente contada. Deus usou esses homens para preservar o texto bíblico ao longo dos séculos.
Hoje não existem mais os escritos originais da Bíblia (autógrafos), mas sim as cópias de cópias. Uma das mais importantes encontradas foram os manuscritos do Mar Morto, descobertos entre 1947 e 1956. São cerca de 930 documentos antigos encontrados em 11 cavernas próximas a Qunram, noroeste do Mar Morto. Alguns pergaminhos registravam porções significativas da Bíblia, como o livro de Isaías. Quando os especialistas compararam estes escritos antigos com o texto bíblico atual, perceberam que a mensagem foi preservada de forma extraordinária.
Outro documento importante é a Septuaginta, que é a tradução grega do Antigo Testamento, elaborada entre os séculos IV e II a.C.
Os escritores bíblicos reconheceram o Espírito Santo como o Autor de suas mensagens (2 Samuel 23:2; 1 Timóteo 4:1). 2 Timóteo 3:16 confirma: “Toda a Escritura é inspirada por Deus”. A palavra grega theopneustos, aqui traduzida como “inspirada”, significa literalmente “proveniente do fôlego de Deus”. Deus inspirou a verdade na mente dos homens, os quais expressaram essas mesmas verdades em suas próprias palavras.

Fonte: Bíblia_Fácil.pdf-Adobe Reader