4 8 15 16 23 42

Você já deve ter ouvido falar de Lost, o seriado televisivo que tem sido um grande sucesso e foco de discussões. Suscita questionamentos filosóficos, existenciais, e, porque não dizer, teológicos. Personagens misteriosos, com nomes de filósofos (há o John Locke, o [Desmond] David Hume, há uma francesa chamada Rousseau, lembrando o Jean-Jacques -- vou me alegrar se aparecer um Schaeffer na ilha...), uma trama que lembra minhas melhores leituras de Jules Verne, com aventura e ação, uma ilha perdida no meio do nada, um monstro assassino que nunca aparece, e até ator brazuca. Tornei-me fã de Lost por isso tudo, mas também porque Deus usou esse seriado para falar comigo. Durante a trama da segunda temporada, alguns personagens descobrem uma espécie de bunker onde há um computador em que devem ser inseridos os números 4, 8, 15, 16, 23 e 42, a cada 108 minutos, para que se evite algum cataclisma. Porém, no decorrer da trama, dois dos personagens -- o misterioso John Locke e Mr. Eko, um padre nigeriano sui-generis (veja o seriado, pois não vou estragar o enredo!) descobrem outro bunker, de onde, ao que parece, todas as atividades da ilha eram monitoradas como um experimento psicológico. Locke, encarregado de, a cada 108 minutos, apertar o botão do computador, se desilude por completo, achando que sua tarefa era algo completamente sem sentido. Porém, Mr. Eko diz a ele que, se antes aquela era uma função importante, agora ela se tornou mais importante ainda. No final da temporada, ao deixar de apertar o botão do computador com os números do código, o bunker é destruído por uma descarga eletromagnética, e vemos um Locke assustado dizendo: “eu estava errado”. Neste mundo louco em que vivemos, pode parecer que o ministério pastoral seja algo supérfluo, sem importância. Algo como, a cada 108 minutos, apertar o botão do computador com medo de algo que não se sabe, mas, por precaução, vamos apertar assim mesmo. Mas, quando eu digo ministério pastoral, não me refiro aos modernos movimentos expansionistas. Essa ânsia por números tem cada vez menos a ver com a simplicidade do Evangelho do Crucificado e mais com a sede de poder do homem decaído. Paul Freston mesmo disse que a última coisa que se converte numa pessoa não é o bolso, mas a sede de poder. Por ministério pastoral não me refiro ao desejo de alguns de galgarem postos de comando nas estruturas denominacionais, nem me refiro à venda da autoridade ministerial por um prato de lentilhas servido nas assembléias legislativas Brasil afora. Ministério pastoral é algo que se faz no dia a dia. Não é algo que aparece nos boletins de igreja, nem nos órgãos noticiosos das denominações. Não é algo para massas e multidões, mas sim voltado a indivíduos que, com falhas, frustrações e limitações, buscam servir e seguir a Jesus, e, para isso, precisam de homens e mulheres escolhidos por Deus para ensiná-los na Palavra e andar com eles. Ministério pastoral tem a ver com frustrações, e não só com sucessos. Ministério pastoral tem a ver com aqueles que andam nos vales, e não somente nos montes. Não traz sucesso, nem sempre traz reconhecimento, não dá dinheiro, nem dá poder. Rodrigo de Lima Ferreira(www.ultimato.com.br)
Consciencia Negra - 20 de Novembro
Provérbios 28:21 -Dar importância à aparência das pessoas não é bom, porque até por um bocado de pão um homem prevaricará.

Você pode me responder?
(Amorim, Drummond)
A namorada dele é a Bete. Elizabeth, isso é nome de preta? Tem que ser Benedita, ou nome fácil, que é pra patroa falar: "Dita, vem catar piolho. Irene, vem fazer cafuné."Pra que complicar? Elizabeth...

Ele disse isso com a maior cara de gozação.

Nem penso, não dá tempo. Mando logo dobrar a língua. Sou desaforado, mas ele é muito mais.

- Qual é, crioulo? Negro comigo é só disco, café e telefone.

Assim, na frente da Bete. Com aquele jeitão de quem manda aqui-sou-eu. Não devia ter dito isso assim na frente da Bete, não era papel de gente educada. Quando vejo, me agarro com o Juquinha.

Apanho mais uma vez(não é a primeira). Ele pra variar, é muito mais forte. Sou magro, de canelas finas. Quando queria, sabia correr. Os cambitos ajudavam. Agora, não. Já passou a fase da correria.

Dessa vez não dá. Não posso correr. Estou ficando alto, cresço muito depressa. Nao posso mais correr. É muito feio. E enfrento a fera no peito.

Quando diz aquilo, não é para mim. Aí, já mexe com a Bete, gente minha. Mesmo que não fosse namorada, meesmo que não fosse nada. Achei uma tremenda safadeza dele.

Não que eu seja galo de rinha, mas com a Bete, paciência. Se acontecer de novo, brigo outra vez. Ela é das tais incapazes de matar um mosquito. Ah, aí eu viro bicho. Cara que fala demais, tem hora que é melhor ficar calado. Logo a Bete, logo a Bete.

Vejo uma lágrima derrubada no rosto dela, avanço. Avanço como doido, vou agarrar, e, para começar, levo logo um contravapor nas fuças. Meu ollho fecha na hora. Vai ficar inchado um tempão, eu sei, dias.

Pois o olho inchado, preto, fechado na hora, até que não dói. O que dói para burro é o que diz depois.

-Aprendeu? Preto cachorro, você não é gente. Preto não é gente, é bicho.

Agora eu só queria saber se isso é verdade. Eu não queria que isso fosse verdade e sei que não é. Mas queria saber se vocês pensam como Juquinha.

Vocês podiam me dizer toda a verdade: será que preto não é gente, é bicho?

O país das Tulipas

Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra.(Ecl 3:17 )
Lendo esse pequeno texto abaixo em um site de viagens e ouvindo que a Holanda está sendo assolada por fortes ventos me vem a lembrança quantas cidades foram destruídas pela ira de Deus, por causa do seu pecado. Até quando os holandeses encheraão a taça da ira de Deus? Até quando o Senhor suportará tudo isso? Ae pelo menos como Nínvive eles se arrependessem! Se se desviassem dos seus maus caminhos e se voltassem para Deus. Pelo menos haveria esperança para eles. A misericórdia do Senhor seja sobre esse povo.
Os holandeses afirmam orgulhosos que Deus criou o mundo e os holandeses, a Holanda. Eles fizeram um milagre com seu terreno pantanoso, construindo diques, criando terras férteis e erguendo cidades. A Holanda pode ser um país pequeno, mas consegue fazer barulho. Está sempre na vanguarda social, cultural e econômica, criando leis liberais e polêmicas. É pioneira em estabelecer uma política tolerante em relação às drogas leves, com o intuito de diminuir a dependência de drogas pesadas. É tolerante também com as preferências sexuais: no país, pessoas do mesmo sexo podem se casar. Além disso, a prostituição é tratada com transparência, como uma profissão qualquer, uma atividade organizada e, é claro, taxada pelo governo. Os vizinhos europeus olham torto para tamanho liberalismo, mas os holandeses nem ligam. Essa modernidade e ousadia das cidades maiores contrasta com o interior da Holanda, onde se pinta um quadro bem diverso. Paisagens bucólicas, vacas pastando nos campos, moinhos por toda parte e belos campos de tulipas mostram bem como um país tão pequeno consegue ser tão eclético. (viajeaui.abril.com.br)



Gênesis
3:19 No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.



Sempre soube que trabalharia para comer do meu pão. Afinal de contas, não venho de família nobre, nem rica, portanto, muito trabalho me esperava. Os últimos dois meses porém têm sido pesados. Resolvi pegar um trabalho extra na escola e estou quase morta de cansaço. Minha filha bem que me avisou, mas achei que seria fácil. Não tem sido! Existem dias que a unica coisa que vejo a minha frente é uma cama. Minhas pernas doem, meu corpo reclama. Genesis 3:19 nunca foi tão real para mim. Estou trabalhando no Projeto Abrindo Espaços que o governo de Minas Gerais implantou na Escola Pública.
É um trabalho social de longo alcance feito com as Escolas de periferia da cidade. Podem participar os filhos, os pais e todos da comunidade. São muitas crianças fora das ruas e das drogas nesse intervalo.
Vale a pena! Penso que o Senhor Jesus Cristo aprova esse trabalho. Louvado seja Deus.







Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus.(Marcos 10.14)


"Condições básicas: O relatório do Unicef mostra que mais de um bilhão de crianças sofrem pelo menos um tipo de privação, o que representa cerca da metade das crianças no mundo vivendo na pobreza. O relatório mostra que milhões de crianças vivem em condições subumanas, sem saneamento básico, acesso à educação ou a serviços de saúde. A situação é mais crítica na África subsaariana."
Quão grande seria a indignação do Senhor Jesus ao ver como são tratadas as crianças da terra.

Entre vales e montanhas

Gênesis1:26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves do céu, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.
Caminho da escola.Montanhas, favelas. ônibus lotado. Sento sempre perto da porta para não dar confusão na hora de descer. Na verdade se eu não fizer isso eu nem desço. Olho pela janela. A paisagem é linda , apesar das favelas ou vilas como são chamadas hoje. Moro entre montanhas e o ônibus sobe passando por elas. As favelas são nas encostas, porém antes de chegar nelas só vejo as montanhas. Agora então que choveu elas ganharam mais vida. Mas não são elas que me chamam mais atenção. O que eu gosto de ver é o campo de futebol que fica bem no meio do vale. Fico pensando: - como é que alguem desce nesse lugar para jogar? No entanto tenho certeza que descem.
Ele é muito limpo, muito sem mato, sinal de que sempre jogam lá. Como é que alguem pode arrumar um lugar tão longe para jogar? Bem no meio do nada! Mas ele está lá, como a dizer: - vejam o que os homens são capazes de fazer e até onde são capazes de ir!

A correria do dia-a-dia e a Bíblia

                                                                                              Definição de Correria:   SUBSTANTIVO ato, proc...