sexta-feira, 9 de novembro de 2007

O país das Tulipas

Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra.(Ecl 3:17 )
Lendo esse pequeno texto abaixo em um site de viagens e ouvindo que a Holanda está sendo assolada por fortes ventos me vem a lembrança quantas cidades foram destruídas pela ira de Deus, por causa do seu pecado. Até quando os holandeses encheraão a taça da ira de Deus? Até quando o Senhor suportará tudo isso? Ae pelo menos como Nínvive eles se arrependessem! Se se desviassem dos seus maus caminhos e se voltassem para Deus. Pelo menos haveria esperança para eles. A misericórdia do Senhor seja sobre esse povo.
Os holandeses afirmam orgulhosos que Deus criou o mundo e os holandeses, a Holanda. Eles fizeram um milagre com seu terreno pantanoso, construindo diques, criando terras férteis e erguendo cidades. A Holanda pode ser um país pequeno, mas consegue fazer barulho. Está sempre na vanguarda social, cultural e econômica, criando leis liberais e polêmicas. É pioneira em estabelecer uma política tolerante em relação às drogas leves, com o intuito de diminuir a dependência de drogas pesadas. É tolerante também com as preferências sexuais: no país, pessoas do mesmo sexo podem se casar. Além disso, a prostituição é tratada com transparência, como uma profissão qualquer, uma atividade organizada e, é claro, taxada pelo governo. Os vizinhos europeus olham torto para tamanho liberalismo, mas os holandeses nem ligam. Essa modernidade e ousadia das cidades maiores contrasta com o interior da Holanda, onde se pinta um quadro bem diverso. Paisagens bucólicas, vacas pastando nos campos, moinhos por toda parte e belos campos de tulipas mostram bem como um país tão pequeno consegue ser tão eclético. (viajeaui.abril.com.br)